Ultrassom Transfontanelar

O exame

Indicado principalmente para diagnóstico e acompanhamento de hemorragias peri-intraventriculares, hidrocefalia, asfixia perinatal e outras alterações de recém-nascidos prematuros e com até 6 meses de idade, a Ultrassonografia Transfontanelar (Ecografia Cerebral), é um exame que permite diagnosticar e acompanhar lesões cerebrais do recém-nascido, assim como contribuir para prever a ocorrência de alterações do desenvolvimento neurológico associadas a estas lesões.

 

Equipamentos

O exame é realizado com o MicroMaxx® da Sonosite®, um equipamento de alta resolução com Doppler colorido, modo bidimensional dinâmico de varredura convexa na frequência de 7,0 MHz e incidências coronais e sagitais através da fontanela anterior.

 

Preparativos

Para a realização do exame, não é necessário nenhum preparo especial. O Doppler de Carótidas e Vertebrais pode ser feito acordado ou dormindo, sem jejum e necessitando apenas chegar ao Neurocentro com 10 minutos antes do início do exame.

 

Tire suas dúvidas

Não. É um exame indolor e de execução simples. Considerado o método de eleição na avaliação do recém-nascido de risco, utiliza frequências de som não audíveis (ultrassom) para a realização do exame e não possui nenhuma contraindicação ou risco.

 
Fechar