Tomografia Computadorizada

O exame

A Tomografia Computadorizada é um dos métodos de exame mais confiáveis e seguros disponíveis atualmente. Rápida, simples e indolor, a TC utiliza um aparelho de Raios X que realiza radiografias transversais que são convertidas em cortes tomográficos através do computador. Isto significa que a Tomografia Computadorizada constrói imagens internas das estruturas do corpo e dos órgãos através de cortes transversais, onde seções fatiadas são posteriormente reconstruídas pelo computador para formar uma imagem completa.

A Tomografia Computadorizada garante extrema precisão e confiança na reprodução de imagens do corpo, proporcionando muito mais segurança para a realização de diagnósticos por parte do especialista. Diferente da maioria dos exames de radiografia, a TC pode detectar as mínimas alterações e, sobretudo, precocemente. Além disto, o exame permite reconstruir as partes do corpo tridimensionalmente, facilitando a interpretação de áreas que estão superpostas.

 

Equipamentos

Para a realização da Tomografia Computadorizada, é necessário que o paciente simplesmente se deite em uma confortável mesa de exame onde lentamente passa por uma abertura do aparelho de TC. Simultaneamente, o anel de raios X (Gantry) gira em torno da mesa, adquirindo fotos altamente detalhadas que podem posteriormente ser exibidas tridimensionalmente. Desta forma, extensas áreas anatômicas do corpo são escaneadas em um único exame e as imagens reconstruídas são utilizadas na realização do diagnóstico.

 

Preparativos

  • Durante o exame, o paciente será atendido por uma equipe de enfermagem e técnicos em radiologia especializados em TC, permanecendo em contato visual e vocal constante.
  •  Para a realização do exame, é preciso apenas relaxar, ficando imóvel na mesa de exame e seguindo as instruções da equipe de TC. Os exames duram de 5 a 30 minutos, dependendo da área do corpo que estiver sendo examinada.
  • Para bons resultados, a cooperação é necessária. Favor falar com o médico, que lhe dará informações detalhadas de como se preparar para o exame.



Tire suas dúvidas

Para exames na área da cabeça e do pescoço, recomenda-se não engolir durante o processo e remover todas as joias, grampos, óculos, aparelhos auditivos e dentaduras. Para exames abdominais e torácicos, é necessário seguir instruções como a suspensão da respiração por cerca de 15 a 20 segundos, contribuindo para a nitidez das imagens.

É necessário manter-se imóvel durante a realização da Tomografia Computadorizada. Para exames com meios de contraste, recomenda-se beber uma quantidade suficiente de líquido uma ou duas horas antes do exame.

A radiação em exames de TC é mínima devido à moderna tecnologia e breve duração do exame. No entanto, é necessário informar o médico em casos de gravidez.

Em certos exames pode se fazer necessário o uso de um meio de contraste para mostrar determinados vasos de modo mais preciso e claro. Com a injeção do contraste, é possível que seja causada uma sensação de calor que brevemente desaparecerá. Em certos casos, extremamente raros, poderão ser sentidas, momentaneamente, náuseas, coceiras ou irritação cutânea. Favor consultar seu médico a respeito de possíveis alergias e comunicar à equipe de TC um possível enjôo durante o exame.

 
Fechar